Publicado em: sexta-feira, 13/04/2012

Campanha com “crianças criminosas” provoca polêmica no México

Campanha com “crianças criminosas” provoca polêmica no MéxicoUm anúncio comercial está causando polêmica no México devido aos atores que utiliza. A campanha publicitária faz uso de crianças, que se vestem e atuam como se fossem assaltantes, traficantes, policiais e empresários corruptos e sequestradores. A campanha foi desenvolvida por uma empresa de seguros.

Através do anúncio publicitário, a empresa pretende, em parceria com universidades particulares do México e entidades privadas, discutir os temas que estão causando aflição na sociedade mexicana, como a violência e a corrupção que assolam o país. O vídeo da campanha pode ser visto através do site da BBC.

Violência

Há muito tempo o país vem enfrentando uma intensa violência, que já causou a morte de 45 mil pessoas. As mortes foram causadas pelos conflitos que envolvem as tropas do Exército, policiais e os cartéis de narcotraficantes. A campanha da empresa também apresenta uma mensagem destinada para os candidatos às eleições para a presidência, que irão acontecer em julho de 2012.

No anúncio, as crianças aparecem com armas e fazem simulações de estarem fumando. Com isso, o comercial recebeu várias críticas de deputados e entidades assistenciais. Os políticos da oposição lembraram uma campanha feita em 2006, que mostrava sobre os perigos de se eleger um candidato de esquerda como Manuel López Obrador. Os responsáveis pelo anúncio, porém, disseram que o comercial não pretende dar vantagem a nenhum candidato.