Publicado em: segunda-feira, 14/05/2012

Câmera fotográfica histórica é vendida por 2,16 milhões de euros

Foi vendido neste último sábado (12) um protótipo de câmera fotográfica por 2,16 milhões de euros, o que equivale a mais de R$ 5 milhões. O leilão ocorreu na Áustria, sendo o valor mais alto já pago por um equipamento fotográfico.

O protótipo leiloado é dos 25 modelos que foram desenvolvidos no ano de 1923, como parte dos trabalhos para a criação da mais que famosa câmera Leica A, o primeiro modelo de máquinas compactas com filme que conseguiu se popularizar.

Existem apenas doze modelos do tipo do equipamento atualmente, que são conhecidos como “série zero”. O protótipo foi arrematado por um comprado anônimo. O leilão aconteceu na Galerie Westlicht, em Vienna.

Foi no valor de 300 mil euros que o leilão começou, sendo que os proprietários do equipamento esperavam apenas receber o equivalente ao dobro deste valor inicial. Entretanto, o valor foi subindo até alcançar a marca de 1,8 milhões de euros. O restante do valor tem incluído comissões e impostos.

Histórico dos aparelhos fotográficos

O valor alcançado indica que as câmeras fotográficas têm cada vez mais atraído a atenção de colecionadores em excelentes condições financeiras. Outro modelo desta série zero foi arrematado pelo valor de 1,32 milhões de euros. O mesmo modelo foi adquirido por apenas 336 mil euros há cinco anos, bem menos valorizado.

A empresa Leica é alemã e especializada em lentes e microscópios. Ela foi fundada no ano de 1849, pelo engenheiro ótico Oskar Barnack, que atuava na parte de microscópios da empresa e trabalhava também com fotografias amadoras. Por sofrer de asma, ele tinha interesse em criar uma câmera que fosse leve, que fosse facilmente carregada para todos os lugares.

Barnack identificou o potencial dos filmes de 35mm, que eram usados na indústria fonográfica e desenhou protótipos da Leica entre 1908 e 1923. Quando apresentou aos seus chefes a proposta foi que os 25 modelos da ‘serie zero’ foram desenvolvidos numa fase de testes.