Publicado em: quinta-feira, 29/03/2012

Câmara aprova Lei Geral da Copa

A Lei Geral da Copa finalmente foi aprovada. Levado a votação no Congresso na noite da quarta-feira (28), o texto passou pela Câmara, após receber 237 votos favoráveis e 178 contrários. Agora, a lei segue para votação no Senado, e em seguida sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

O texto que faz diversas regulamentações sobre a realização do Mundial no país se arrastava há meses no Congresso, e um dos principais empecilhos era o ponto em que permitia a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante os eventos organizados pela Fifa.

Apesar de aprovada, a Lei Geral não deve acabar com o impasse. Pelo texto aprovado, subentende-se que o consumo de álcool estaria liberado, porém, alguns parlamentares entendem que a legislação dá brechas para que cada estado avalie o tema.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, no entanto, entende que a Lei Geral aprovada regulariza a venda de bebidas nos estádios. A Fifa tem interesse específico sobre o tema, pois um dos principais patrocinadores do evento é uma marca de cervejas.