Publicado em: sexta-feira, 17/02/2012

Caixa inicia ‘prova de vida’ para beneficiários do INSS

A Caixa Econômica Federal deve dar início, a partir de maio deste ano, a prova de vida dos aposentados e pensionistas do INSS que atualmente recebem seus benefícios por meio de crédito em conta. O recadastramento para os que retiram o salário com o cartão magnético já vem acontecendo. Agora a Caixa Econômica pretende aplicar o mesmo cadastro aos que utilizam o crédito em conta.

Espera-se que mais de cinco milhões de beneficiários façam o recadastramento. Eles receberão, por meio de mensagem nos extratos da conta, ao fazerem saques ou ainda por meio do Internet Banking Caixa, a indicação para comparecerem ao banco para os tramites do novo cadastro. Após receberem as mensagens, terão que se apresentar para comprovar que estão vivos. Todos os segurados precisam ir à agência da Caixa com os seguintes documentos: o cartão magnético e um documento de identificação. Se aceita a carteira de identidade, a Carteira de Trabalho ou também a Carteira Nacional de Habilitação.

Os aposentados e pensionistas devem comparecer ao banco apenas quando chamados por meio das mensagens. Neste momento devem prestar atenção nas indicações em seus extratos e contas e aguardar o recebimento de comunicado. O objetivo do recadastramento é evitar fraudes. É obrigatório que todos os aposentados e pensionistas participem do processo. Aqueles que deixarem de se apresentar correm o risco de perder o benefício que recebem mensalmente.

Quem não pode se apresentar deve indicar um procurador

A prova de vida será feita anualmente e os beneficiários serão informados, tendo um prazo de 30 dias para se apresentarem. Haverá um cronograma de convocação para evitar filas e problemas nas agências. Aqueles que, por dificuldade de locomoção, não podem comparecer às Agências, deverão nomear um procurador no próprio INSS, na Previdência Social, para que se apresente em seu nome.