Publicado em: segunda-feira, 10/06/2013

Cai popularidade de Dilma Rousseff

Cai popularidade de Dilma RousseffDesde o mês de março o índice que mede a aprovação da presidente Dilma Rousseff despencou 8%. A pesquisa foi divulgada no sábado, dia 8, pelo Datafolha. Assim, conforme o levantamento, 57% dos brasileiros consideram o governo da presidente como bom ou ótimo; 33% acham o governo regular e 9% consideram a gestão ruim ou péssima. Foram ouvidas pelo instituto de pesquisa 3.758 cidadãos em 180 cidades entre os dias 6 e 7. A margem de erro fica em 2%, para menos ou para mais.

A pesquisa também aponta que há mais pessimismo sobre a economia do Brasil. 19% dos brasileiros acham que a economia do país vai ficar pior nos próximos meses. No mês anterior o índice era de 10% no mês de março. Além disso, mais da metade dos entrevistados, 51% acha que a inflação vai aumentar. 36% da população também teme que o percentual de desemprego vai aumentar. No entanto, 27% dos brasileiros acham que o desemprego vai diminuir.

Oscilação normal

O ministro Aloizio Mercadante, da Educação, considera normal a oscilação no que diz respeito à aprovação do governo Dilma. Para ele, este índice é resultado da seca registrada no Nordeste, alguns incidentes registrados no Bolsa Família e alta dos alimentos. Mas, o ministro garante que o segundo semestre no Brasil será excelente. Isso será possível, segundo ele, graças a diversas medidas adotadas pelo governo, como o leilão para extração de petróleo na camada pré-sal do Campo de Libra; a abertura de novos portos no Nordeste e a exploração da iniciativa privada feita por meio de concessões, a ferrovias, estradas e aeroportos.

Mercadante também fez questão de afirmar que as contas do Brasil estão sob controle o governo. Esta afirmação específica foi feita para minimizar a perspectiva de nota da economia do Brasil, que caiu de neutra para negativa segundo análise da Standard&Poor’s, agência que faz a classificação de risco.