Publicado em: segunda-feira, 04/07/2011

CAGED garante informações sobre mercado de trabalho

Para conseguir realizar as políticas públicas necessárias para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros, o Governo precisa ter como base os números que representam a realidade da sociedade. No caso da questão sobre emprego e desemprego, o Ministério do Trabalho conta com o Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados – CAGED, ferramenta que permite ter informações importantes sobre os dados de cada situação.

Para conseguir efetivamente obter os dados necessário, o Ministério do Trabalho obriga as empresas e estabelecimentos em geral que tenham admitido ou demitido trabalhadores a informarem o Governo sobre essas transações de pessoal. Por isso se torna importante o registro em carteira de trabalho assinada, pois este é o documento oficial de vínculo empregatício.

Como estratégia para forçar os estebelecimentos a cumprirem com a sua parte, o Ministério do Trabalho estabelece que as informações devem ser fornecidas até o sétimo dia útil do mês seguinte ao qual aconteceram as mudanças no quadro de trabalho. A declaração pode ser enviada pela internet, por meio do site do Ministério do Trabalho, pela folha de pagamento, e ainda outras opções que podem ser conferidas no site oficial do Ministério.

A partir das informações coletadas pelo CAGED, o Ministério do Trabalho tem como objetivo fazer estudos, pesquisas, projetos e programas relacionados às necessidades do mercado de trabalho. Com a possibilidade de verificar quais setores estão em crescimento ou não, o Governo tem como aplicar políticas que favoreçam quem precisa de emprego. Para ter mais informações sobre a atuação do Ministério do Trabalho, acesse o site do Governo.