Publicado em: quinta-feira, 01/08/2013

Cadastro positivo de clientes começa a vigorar hoje nas agências bancárias

Cadastro positivo de clientes começa a vigorar hoje nas agências bancáriasEntra em vigor na data de hoje o cadastro positivo de clientes nas agências bancárias, o processo consiste em cadastrar clientes que pagam suas contas em dia e com isso tornar mais fácil e diferenciado o acesso destes a linhas de créditos com taxas mais baixas e para que consigam descontos até mesmo em contas de consumo como água, luz e telefone.

Esse cadastro é facultativo e só pode ser feito mediante aprovação do consumidor ou seja, o cliente que não quiser participar não é obrigado a realizar o cadastro.

O objetivo do cadastro é ajudar os bons pagadores a conseguirem tarifas menores em financiamentos e também em compras futuras que desejem realizar.

O sistema possuem regras que são coordenadas pelo Conselho Monetário Nacional e as mudanças devem ser sentidas pelos participantes do programa em 2014.

As opiniões sobre o cadastro positivo ainda são divididas, mesmo porque trata-se de algo que já existe e é bem aceito em outros países, porém aqui no Brasil é novidade, a medida em que essas informações a respeito do cadastro forem sendo divulgadas a população tende a reconhecer os benefícios do programa.

Segundo a coordenadora da Proteste, Maria Inês Dolci, ainda não há muita clareza sobre como compartilhar as informações de maneira segura e com isso o consumidor fica inseguro de ingressar sua participação no projeto, já que os mesmo não sabem com quem exatamente terão suas informações compartilhadas

De acordo com Ricardo Loureiro que é presidente da Serasa Expirian cerca de 1 milhão de pessoas já autorizaram a inclusão de seus dados no cadastro, o que é um número ainda pequeno, segundo Loureiro será necessário cerca de seis meses para que o perfil financeiro dessas pessoas seja traçado.

Os interessados a participar do cadastro devem procurar a agência bancária na qual possuem conta e fazer a solicitação ou as empresas Boa Vista, Serasa Expirian e SPC Brasil.