Publicado em: quinta-feira, 20/02/2014

Cadastro de medula óssea é atualizado; Dados errados dificultam transplantes

Cadastro de medula óssea é atualizadoO banco de dados do Redome, Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, está sendo atualizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). O objetivo é agilizar os processos e ter dados mais precisos na hora de encontrar doadores. A atualização pode ser feita nos hemocentros e outras instituições responsáveis pelos cadastros.

Entre os principais problemas encontrados no Redome está a imprecisão de dados. Isso acontece porque muitas pessoas, ao se inscreverem, dão informações erradas como telefones, CEP e até sobre a cidade onde moram. Com isso, podem acontecer casos onde há doador compatível de medula óssea, mas a pessoa acaba não sendo localizada.

Para ser doador voluntário de medula óssea, o interessado precisa ter entre 18 e 55 anos, e não sofrer doenças infecciosas, sanguíneas ou câncer, que podem ser transmitidos pelo transplante. Doenças como HIV, hepatite, sífilis, mal de Chagas e malária também são contagiosas, e impedem a doação de medula óssea ou de sangue. As exigências atendem a regras internacionais.

Ceará: Paciente recebe primeiro transplante com doador

Aconteceu no último dia 11, no Ceará, o primeiro transplante de medula alogênico do estado. Este tipo de transplante acontece quando o paciente recebe medula óssea de um doador, seja ele parente ou não. O homem que recebeu a medula tem 29 anos e sofre de leucemia aguda grave. O processo durou cerca de 30 minutos.

Este tratamento beneficia pessoas que sofre com leucemias, anemias graves, linfomas, hemoglobinopatias, imunodeficiências congênitas e doenças autoimunes. O procedimento substitui a medula óssea deficiente do paciente por células normais de medula óssea. No Ceará, outros 6 pacientes estão no aguardo da doação de medula compatível.

Aproximadamente 25% dos pacientes que aguardam pelo transplante podem encontrar doador compatível na família. Caso não exista, a busca passa para o Redome, mas as chances de encontrar compatibilidade caem para 1 a cada 100 mil pessoas.