Publicado em: segunda-feira, 03/06/2013

Caçadores de tornados foram vítimas em Oklahoma

Caçadores de tornados foram vítimas em OklahomaTrês conhecidos caçadores de tempestades, entre eles está Tim Samaras, que é um dos que tem maior reconhecimento por investigar estes fenômenos, morreram durante a sexta-feira (31) quando estavam perseguindo tornados que atingiam o Estado de Oklahoma, apontou durante o domingo (2) a organização em que trabalhavam.

Além de Tim Samaras, foram vítimas o filho Paul e Carl Young quando foram alcançados por um tornado que atingiu El Reno, no oeste da cidade de Oklahoma City, conforme apontou a direção do projeto Experimento Tático de Exame Instrumentado do Clima em Tornados (Twistex, em sigla em inglês).

A Twistex disse através do Facebook que esta perda é devastadora tanto para a meteorologia quanto para a pesquisa e comunidade de caçadores de tempestades.

O policial Chris West do condado de Canadá havia confirmado que três caçadores de tempestades estava entre os mortos nos tornados que varreram o estado de Oklahoma durante a sexta-feira (31) em menos de duas semanas depois que o mesmo fenômeno deixasse 24 mortos e 377 feridos na cidade de Moore, no subúrbio da cidade de Oklahoma City.

As ferragens deste veículo que era utilizado pelos três ficou espalhada por uma área que chegou a 800 metros quadrados, conforme apontou Chris West. A rede National Geographic lamentou o falecimento de Samaras de 55 anos e apontou que ele era um dos maiores caçadores de tornados do planeta e diz que ele viveu as últimas décadas da sua vida atrás da sua grande paixão.