Publicado em: quinta-feira, 04/08/2011

Burle Marx – Google faz homenagem de aniversário a Roberto Burle Marx

Ao entrar na página inicial de pesquisas do Google, o internauta vai descobrir que essa quinta-feira (03) marca o 102 aniversário de um dos maiores paisagistas brasileiros, Roberto Burle Marx. Além de exercer essa profissão que normalmente é vinculada com a arquitetura, Burle Marx foi também um artista plástico. Apesar de ter passado a maior parte da sua vida no Rio de Janeiro, Burle Marx tem suas obras espalhadas em diversos lugares do mundo.

O sobrenome do paisagista não é somente uma coincidência que faz lembrar o filósofo Karl Marx. Parte da sua família nasceu na Alemanha, sendo que faziam parte da comunidade judaica, e o filósofo era primo do bisavô de Burle Marx. Seus pais, Cecília Burle e Wilhelm Marx, eram amantes da arte e da cultura. Durante a criação do paisagista, seus pais tiveram maior influência no contato com a música clássica e com a literatura.

Quando ainda era jovem, com apenas 19 anos, Burle Marx enfrentou problemas com a sua visão. Por conta disso, sua família decidiu se mudar para a Alemanha em busca de um tratamento eficiente que recuperasse a funcionalidade deste sentido. Durante o período em que residiram no país, de 1928 a 1929, Burle Marx conheceu as frentes vanguardistas que o inspiraram para o seu próprio trabalho.

A formação acadêmica do paisagista conta com passagem pela Faculdade de Belas Artes e o início da sua profissão como tal se deu em Recife. Sua graduação profissional lhe confere o título de arquiteto.