Publicado em: quinta-feira, 04/08/2011

Burle Marx é homenageado pelo Google

Hoje, dia 04 de agosto, o Google homenageia o artista plástico brasileiro, Roberto Burle Marx pelo seu 102º aniversário. Burle Marx nasceu em São Paulo no dia 04 de agosto de 1909. Ele se tornou internacionalmente famoso por trabalhar como arquiteto e paisagista, com grande parte de suas obras espalhadas por diversas partes do mundo. Burle Marx morou grande parte da sua vida no Rio de Janeiro, onde estão até hoje seus principais trabalhos.

Burle Marx era o quarto filho do casal Cecília Burle e Wilhelm Marx, ela de origem francesa e ele alemã. A mãe do artista era pianista e cantora e foi ela quem despertou o gosto pelas artes e plantas em seus filhos. Burle Marx ajudava desde pequeno sua mãe nos cuidados com os jardins da família. Com o pai ele aprendeu alemão, música erudita e literatura.

Em 1913 Burle Marx mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, eles moraram na casa de alguns familiares e quando a empresa de couros de seu pai começou a se fortalecer compraram um casarão na região do Leme. Aos 19 anos Burle Marx foi para a Alemanha em busca de um tratamento para seus olhos. E foi lá que entrou em contato com as vanguardas artísticas. O artista também cursou Belas Artes no Rio de Janeiro.

O primeiro projeto paisagístico de Burle Marx foi a Praça da Casa Forte, no Recife em 1934. O trabalho do artista identificava-se com as correntes artísticas como arte abstrata, o concretismo, construtivismo e muitas outras. As plantas baixas de seus projetos chegam a lembrar telas abstratas.