Publicado em: quarta-feira, 02/05/2012

Brizola Neto assume Ministério do Trabalho

Depois de quase cinco meses afastado, Carlos Lupi é substituído no Ministério do Trabalho. A escolha foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff e quem deve ocupar o cargo a partir de agora é Brizola Neto. O novo ministro é neto do ex-governador Leonel Brizola e será o ministro mais jovem da Esplanada dos Ministérios. Carlos Lupi foi substituído pelo ministro interino ainda em dezembro de 2011 depois de denúncias de corrupção.

A escolha aconteceu antes de Dilma fazer seu pronunciamento nacional nesta segunda-feira. Embora Dilma tenha escolhido seu novo ministro do Trabalho, a sua decisão não agradou todos os partidários. Segundo eles, essa foi uma escolha pessoal da presidente e não foi bem recebida pelo partido. Carlos Lupi, presidente do PDT, recebeu a informação poucas horas antes do pronunciamento em conversa com a presidente. Segundo informações, este não era o indicado do partido para ocupar o cargo e também não era o preferido de Lupi. Desde quando o ministro interino assumiu o ministério, o PDT vinha pressionando a presidente para que a pasta voltasse a ser ocupada pelo PDT. Desde o governo Lula, o ministério do Trabalho é comandado pelo PDT.

Brizola Neto enfrenta resistências dentro do partido

Em função do desacordo do partido com o nome lançado pela presidente, Brizola Neto ainda não marcou a sua entrevista coletiva com a imprensa e disse que está resolvendo divergências no partido. Brizola Neto admitiu que está com dificuldades para unir o partido, mas isso será superado o mais rápido possível. O novo ministro tem 33 anos e está em seu segundo mandato como deputado federal. A posse do novo ministro está agendada para amanhã (03).