Publicado em: segunda-feira, 19/03/2012

Britânica quer trocar o braço por prótese e recuperar movimentos

A britânica Nicola Wilding, de 35 anos, perdeu os movimentos do braço direito depois de sofrer um acidente de automóvel há 12 anos. Alguns transplantes nervosos permitiram que ela pudesse fazer certos movimentos no antebraço, porém, seus médicos afirmaram que Nicola jamais conseguiria mexer a mão novamente. No entanto, depois de assistir a um documentário na BBC, Nicola pretende amputar o braço e colocar no lugar uma prótese.

Ela conta que teve diversas fraturas expostas e que seus ossos foram recuperados. Porém, os problemas causados no plexo braquial (estrutura nervosa que faz a ligação do pescoço ao braço pelo ombro) eram mais graves e seu braço ficou paralisado. Depois de cirurgias e fisioterapia, ela conseguiu ter alguns movimentos do antebraço, porém sua mão continuava sem movimentos e atrofiou.

Esperança

Os médicos disseram que não poderiam mais fazer nada, e o sentimento de frustração tomou conta de Nicola. Em 2011, no entanto, ela assistiu a um documentário da BBC que falava sobre um austríaco que colocou uma prótese no lugar de sua mão atrofiada. Foi então que Nicola viu que ainda poderia ter esperança e mudar sua vida.

Nicola contratou o cirurgião Oskar Aszmann, que realizou o transplante, e, em março deste ano, ela finalmente o conheceu. Aszmann afirma que esta decisão é delicada porque não dá para voltar atrás depois de que o membro seja amputado. Nicola irá para Viena para fazer exames, mas ela afirma estar otimista e diz que deseja tentar.