Publicado em: segunda-feira, 27/08/2012

Brevik cumpre condenação em cela de luxo

Brevik cumpre condenação em cela de luxoAnders Behring Brevik, o extremista de 33 anos que matou 77 pessoas em Oslo, na Noruega, no ano passado, foi condenado a 21 anos de prisão. Ele deverá cumprir a detenção na penitenciária de Ila, onde estão os mais perigosos criminosos do país. A instituição afirmou que Breivik terá contato somente com os funcionários do local e com as visitas.

No entanto, o extremista norueguês ficará em um regime bem diferente do encontrado em outras penitenciárias de segurança máxima. Os carcereiros, que poderão ser tanto homens quanto mulheres, irão trabalhar desarmados. Além disso, seus aposentos serão confortáveis e com várias regalias de acordo com as imagens que foram divulgadas.

Instalações

Breivik possui três celas na penitenciária. De acordo com a porta-voz do local, Ellen Bjercke, isso é uma compensação pelo fato do extremista não ter participado das atividades oferecidas na instituição para os detentos. Cada uma das celas utilizadas por Breivik possui oito metros quadrados. Uma delas é seu dormitório, outra um escritório – que possui um notebook, e a terceira é um espaço com equipamentos de ginástica.

Mesmo podendo utilizar o computador, Breivik não terá acesso a internet, impedindo que ele tenha qualquer contato com quem está fora da penitenciária. Os advogados do extremista disseram que ele deseja publicar manifestos através de livros e, como detento, ele pode escrever e mandar quantas cartas quiser e para quem desejar.