Publicado em: sábado, 21/04/2012

Brasília – Google homenageia aniversário de 52 anos da capital

Brasília
Em comemoração ao 52º aniversário de fundação da capital brasileira, Brasília, o Google, maior motor de busca do mundo, preparou uma homenagem através de um doodle comemorativo, que contou especialmente com o apoio do bisneto de Oscar Niemeyer, Paulo Sergio Niemeyer.

O bisneto do arquiteto usou os desenhos originais de Niemeyer como base para o doodle, assinado por ele, que ficará no ar durante todo o dia de hoje. Brasília, a capital federal da república e sede de governo, foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo presidente da época, Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Depois de Salvador e Rio de Janeiro, Brasília é a terceira capital do país, tendo sido construída com este propósito. A transferência de todos os órgãos da administração federal para Brasília aconteceu de forma progressiva.

Brasília e o Plano Piloto

O Plano Piloto, conhecido plano urbanístico da capital, foi desenvolvido pelo urbanista Lúcio Costa, que se aproveitou do relevo local para adequar ao projeto o lago Paranoá, que armazena cerca de 600 milhões de metros cúbicos de água.

Os doodles são as ilustrações da marca Google, usadas para homenagear datas, feitos históricos ou científicos e personalidades, substituindo o logo tradicional da página inicial do site pelo período de 24 horas. Já foram publicados pelo Google mais de mil doodles diferentes, desde 1998.