quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEconomiaBrasileiros têm até o dia 30 dias para enviar a declaração do...

Brasileiros têm até o dia 30 dias para enviar a declaração do Imposto de Renda

Os contribuintes podem fazer a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física até 30 de abril. Esse é o prazo máximo oferecido pela Receita Federal. O período para entrega do documento começou no primeiro dia do mês de março e está programado para terminar à meia-noite do dia 30 de abril. Isso vale para quem usa a internet para enviar o documento. Aqueles que preferem entregar nos bancos precisam respeitar os horários das agências. Podem ser entregues tanto na Caixa Econômica Federal quanto no Banco do Brasil.

Para preencher o documento é preciso baixá-lo da internet. Ele está disponível no site Receita Federal. É preciso ainda ter no computador o aplicativo chamado de Receitanet, o qual é responsável pela transmissão dos dados do computador para a Receita Federal depois que ele for preenchido.

Segundo Joaquim Adir, supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda da Receita Federal, o maior problema dos contribuintes é a demora na entrega. Segundo ele, a maioria deverá entregar nos últimos dias como sempre ocorre todos os anos. Em 2011, por exemplo, 20% foram enviadas em abril. Este ano os dados são quase os mesmos. Os dados da Receita mostram que até sexta-feira o número de declarações enviadas não passou de 5,5% milhões. No entanto isso representa apenas 20% daquilo que é esperado pela entidade até o dia 30 de abril.

Segundo Adir, é preciso pelo menos que o contribuinte tenha disciplina e já inicie o recolhimento dos documentos necessários para o preenchimento da declaração. Segundo ele, quem ainda não fez isso precisa fazer e não deixar para a última hora, pois sempre falta alguma coisa na hora de preencher e é preciso buscar. Além disso, outro problema de deixar para fazer no final do prazo é que a pressa aumenta e com ela a quantidade de erros também.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias