sábado, abril 20, 2024
HomeEducaçãoBrasileiros que moram no exterior terão a chance de obter reconhecimento da...

Brasileiros que moram no exterior terão a chance de obter reconhecimento da conclusão dos ensinos fundamental e médio

Brasileiros que moram no exterior terão ensinos fundamental e médio reconhecidosJovens e adultos brasileiros residentes no exterior e que terminaram os estudos fora do ensino regular podem realizar o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Com ele, a pessoa passa a ter reconhecida a conclusão dos estudos de ensino fundamental e médio válidos no Brasil. As inscrições começam no próximo dia 13, e vão até 31 de março. Oito cidades do exterior vão sediar a realização das avaliações.

Com inscrições gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, as avaliações também vão beneficiar pessoas privadas de liberdade residentes no Japão. Naquele país, as provas serão realizadas nas cidades de Ota, Hamamatsu e Nagóia. Em Portugal, a avaliação será aplicada em Lisboa; na Bélgica, em Bruxelas; na cidade de Caiena, na Guiana Francesa; e nos Estados Unidos, o exame poderá ser realizado em Boston e San Francisco.

A idade mínima para realização do exame de ensino fundamental é de 15 anos completados até a data de aplicação da prova. Já para o ensino médio, exige-se mínimo de 18 anos, também completados até a data de realização do exame. No Japão, as provas do ensino fundamental serão aplicadas no dia 31 de maio e, para o médio, no dia 1º de junho. Neste caso específico, os brasileiros privados de liberdade conseguirão fazer a inscrição pelo Consulado-Geral do Brasil em Tóquio.

Nos demais países, as provas para certificação do ensino fundamental vão acontecer no dia 7 de junho, e em 8 de junho para o médio. Os exames serão aplicados pelo Inep, em ação conjunta com as representações diplomáticas brasileiras.

Oportunidade igual para todos

O Encceja é realizado desde 2002 pelo Inep, para garantir a jovens e adultos brasileiros que moram no Brasil e no exterior a certificação da conclusão dos estudos fora das modalidades regulares de ensino. No Brasil, o Encceja certifica apenas a conclusão do ensino fundamental, e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oficializa a conclusão do restante dos estudos realizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias