Publicado em: sexta-feira, 21/02/2014

Brasileiros gastaram US$ 2,1 bilhões no exterior apenas em janeiro

Brasileiros gastaram US$ 2,1 bilhões no exterior apenas em janeiroHá quem prefira fazer as viagens de fim de ano e curtir o primeiro mês do ano fora do Brasil, de acordo com os dados revelados pelo Banco Central na manhã desta sexta-feira (21), o brasileiro gastou 2,1 bilhões de dólares no exterior apenas em janeiro, duzentos milhões a menos que no mesmo período do ano passado. Em 2013, o lucro dos estrangeiros foi de 2,3 bilhões de dólares, tornando-se recorde para o mês de janeiro.

Desde o ano passado o Governo Federal tem feito de tudo para conter os gastos dos brasileiros no exterior e fazendo com que o dinheiro fique no país. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOP) teve inúmeros reajustes de 6%, passando de 0,38% para 6,38%. Dentre os tributos do IOF, estão as taxas de câmbio, saques e compras de cheque feitos no exterior.

No entanto, o gasto do brasileiro no exterior no ano passado teve uma alta de 14% comparada aos números de 2012. Em 2013, países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Itália receberam milhões de brasileiros, e lucraram 3 bilhões a mais que no ano retrasado.

O crescimento foi possível em função da alta do dólar, apenas em 2013, a moeda norte-americana subiu 15% e foi a maior valorização na última década, aumento que encareceu as passagens aéreas e as hospedagens.

O Banco Central espera que haverá um novo recorde nos gastos dos brasileiros em solo estrangeiro, mas que dificilmente irá superar o lucro de 14% do ano passado.

Copa do Mundo:

Por outro lado, o Brasil espera receber mais de 15 milhões de fanáticos por futebol e de acordo com o Banco Central brasileiro, o país deverá lucrar até 2019 mais de 150 bilhões de dólares e apenas em 2014, estima-se que 40 bilhões de dólares serão gastos em terras tupiniquins.