sexta-feira, abril 19, 2024
HomeEsportesBrasileiros gastam quase 2 bilhões no exterior em janeiro

Brasileiros gastam quase 2 bilhões no exterior em janeiro

As despesas de brasileiros no exterior chegaram a 1,99 bilhão só em janeiro deste ano. Esses dados foram divulgados na quinta-feira (23) pelo Banco Central. Esse valor registrado é o maior desde julho do ano passado, quando os gastos chegaram a 2,23 bilhões de dólares. Julho de 2010 é o recorde histórico de gasto com viagens pra outros países.

Os dados apresentados pelo BC mostram que o resultado dos gastos dos brasileiros no exterior em relação aos gastos dos estrangeiros no Brasil, ficou negativo em 1,3 bilhão de dólares em janeiro. No ano anterior havia um déficit de 1,2 bilhão de dólares neste mesmo mês. O aumento dos gastos dos brasileiros foi de 12,3% enquanto dos estrangeiros que estiveram no país foi de 10,1%.

Essa alta dos gastos no exterior é resultado do período de férias escolares, mas principalmente do aumento da renda do brasileiro e da estabilidade do real frente ao dólar. Em janeiro, a moeda americana desvalorizou ante o real e fechou o mês em R$ 1,70.

Gasto anual de 2011 no exterior chegou a 21,2 bilhões de dólares

Em 2011, as despesas dos brasileiros no exterior bateram recorde. A soma anual chegou a 1,2 bilhões de dólares, o que representa um aumento de 29,2% se comparado com 2010, quando foi gasto 16,42 bilhões de dólares. Apesar desse recorde, os gastos foram desacelerando nos últimos meses do ano. No quarto mês consecutivo de recuo – novembro – houve queda de 5% na comparação com os anteriores. Em dezembro, quando iniciaram as férias escolares, as despesas aumentaram em 2,2%.

Economistas avaliaram que dois motivos impactaram na desaceleração dos gastos no exterior em 2011: a alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) aplicado em compras internacionais com o cartão de crédito e, também, a valorização do dólar ante o real. Até agosto de 2011 a moeda apresentava queda e se aproximou de R$ 1,50.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias