Publicado em: quarta-feira, 22/07/2009

Brasileiro continua sendo procurado em Malauí

O brasileiro Gabriel Buchman, 28, está desaparecido desde domingo (19) numa região montanhosa no Malauí, no sul da África. Ele foi fazer uma escalada no monte Mulanje, acompanhado de um guia. Ao chegarem perto do pico da montanha, o guia informou que não era possível continuar devido ao mau tempo. Buchman insistiu e decidiu continuar a escalada sozinho.

O guia retornou e foi ele quem informou o sumiço aos outros turistas, quando notou que o brasileiro não havia voltado no tempo previsto. No dia seguinte, o grupo chegou à base da montanha, a 500 metros, e comunicaram o desaparecimento às autoridades locais.

Nesta quarta-feira (22) as buscas foram intensificadas. Isso só foi possível por causa da melhora do tempo na região, já que até ontem chuvas fortes, frio, ventos e muitas nuvens atrapalhavam a operação.

Também seria enviado para o local um helicóptero da Força Aérea de Zimbábue que foi solicitado pelo governo brasileiro para ajudar na procura. Apesar do frio intenso e das condições adversas, as autoridades acreditam que o brasileiro tem chances de ser encontrado com vida.