Publicado em: quarta-feira, 24/10/2012

Brasileirão 2012 – times que estão na liderança já estiveram próximos do rebaixamento

Brasileirão 2012Fluminense, Atlético-MG e o Grêmio estão, respectivamente, na primeira, segunda e terceira posições na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro deste ano. Mas para quem não se lembra, esses são alguns dos times do nosso futebol que mais passaram por maus momentos no torneio nacional e tiveram que lidar com a possibilidade de serem rebaixados para a série B do Brasileirão.

Os três primeiros colocados na tabela da competição neste ano também fazem parte dos cinco times que mais estiveram na zona de rebaixamento do Brasileirão desde que o sistema de pontos corridos foi implantado, no ano de 2003.

De acordo com um levantamento elaborado pelo Instituto Data Folha, o Atlético-MG é o time brasileiro que mais esteve na chamada zona de degola nestes dez anos que o formato de pontos corridos está sendo o disputado no Brasileirão. Ao todo, o Atlético-MG ficou por 88 rodadas vivendo o drama da possibilidade de rebaixamento. O segundo colocado é o Atlético-PR, que hoje está na série B da competição, com quatro rodadas a menos do que o time mineiro.

Em 2005 o Atlético-MG foi rebaixado para a série B do Brasileirão e neste ano o time mineiro, que hoje em dia é comandado pelo técnico Cuca, ficou em 35 rodadas na zona de degola da competição. As outras 53 rodadas aconteceram em edições do Campeonato Brasileiro que a equipe não teve uma boa campanha, como no ano de 2004, quando os mineiros terminaram a competição na décima nona posição. Vale lembrar que naquele ano o Brasileirão teve 24 clubes participando, onde os quatro últimos eram os rebaixados para a série. B. Em 2010, o Atlético-MG também esteve em alguns momentos dentro da zona de rebaixamento, mas neste ano o time teve uma reação em sua campanha e conseguiu terminar o campeonato na décima terceira posição na tabela de classificação da competição.