Publicado em: segunda-feira, 16/07/2012

Brasileirão 2012 – Com um a menos, Palmeiras evita derrota

Ainda ‘de ressaca’ pela conquista da Copa do Brasil no meio de semana, sobre o Coritiba, o Palmeiras encarou um clássico contra o São Paulo, no último domingo (15), e se ao menos não conseguiu vencer e melhorar sua classificação no Campeonato Brasileiro, teve o consolo de somar um ponto em uma partida que se desenhava complicada para os alviverdes.

Com um público reduzido, o Palmeiras teve pela frente um São Paulo que estreava novo técnico, Ney Franco, que assume o clube no lugar de Emerson Leão. O empate em 1 a 1 na Arena Barueri deixou o Palmeiras ainda em posição delicada na classificação do Brasileirão, enquanto que o tricolor desperdiçou a oportunidade de ingressar na zona de classificação para a Libertadores.

No entanto, o time de treinado por Luiz Felipe Scolari, que não poupou os titulares, mesmo após ter jogado na quarta-feira e estendido as comemorações do título da Copa do Brasil no dia seguinte, teve o consolo de conseguir o empate quando atuava com um jogador a menos – após Henrique ter sido expulso – e ter desperdiçado um pênalti com Valdívia.

O São Paulo, por sua vez, viu a estreia de Ney Franco e também do zagueiro Rafael Tolói, que cometeu a penalidade em Valdívia. Sem Lucas, que está na seleção brasileira se preparando para os Jogos Olímpicos de Londres, o tricolor teve atuação discreta, mas deu um alento já no primeiro tempo quando Luis Fabiano abriu o placar. Porém, na etapa complementar a melhor atuação dos palmeirenses foi compensada com Mazinho, que anotou o gol de empate.

Com o resultado, o São Paulo foi a 16 pontos e está na quinta colocação. Na próxima rodada o tricolor joga no Morumbi, diante do Vasco da Gama, na quarta-feira (18), às 21h50. Já o Palmeiras tem apenas sei pontos somados e está vice-lanterna do Brasileirão. Na quinta-feira o time de Felipão reedita a final da Copa do Brasil, enfrentando o Coritiba no Couto Pereira, a partir das 21 horas.