Publicado em: quinta-feira, 28/06/2012

Brasileira Nhá Chica será beatificada por Bento XVI

Nesta quinta-feira (28), em um anúncio feito pelo gabinete de imprensa do Vaticano, informou que o papa Bento XVI autorizou que a brasileira Francisca Paula de Jesus, chamada por Nhá Chica, seja beatificada. Nhá China foi considerada uma santa viva no século XIX por lutar em defesa dos mais pobres. O anúncio da Santa Sé divulgou uma lista com as determinações que foram assinadas por Bento XVI.

Na lista está incluso um possível milagre realizado com a intercessão de Nhá Chica, mas não foram divulgados mais detalhes. A brasileira nasceu em São João del Rei, em Minas Gerais, no ano de 1808, e faleceu no dia 14 de junho de 1895. Nhá Chica era filha e netas de escravos e se tornou órfã quando tinha apenas dez anos de idade. Toda sua vida foi dedicada à caridade.

História

Francisca Paula de Jesus nunca pertenceu a nenhuma organização religiosa, porém era vista como muitos na época como a “mãe dos pobres”. De acordo com sua biografia oficial, não somente as pessoas mais humildes como também os poderosos da época a respeitavam. O Papa João Paulo II concedeu a brasileira, em 1991, o título de “Serva de Deus”.

A Congregação para as Causas dos Santos do Vaticano analisa o possível milagre feito por sua intercessão desde 2007, e agora ele foi finalmente aprovado pelo papa. O milagre em questão foi a cura de uma professora que tinha cardiopatia congênita. Este é o primeiro passo para que Nhá Chica se torne santa, sendo que ainda é preciso encontrar um segundo milagre. Caso este seja reconhecido, ela pode se tornar a primeira santa a nascer em terras brasileiras.