Publicado em: segunda-feira, 01/09/2014

Brasileira disputa vaga em balé russo

Brasileira disputa vaga em balé russoNum espaço pequeno e apertado é onde a jovem Vitória Beatriz, de apenas nove anos, treina os passo que pretende apresentar na sede brasileira do Teatro Bolshoi, em Santa Catarina. Ela é uma das jovens selecionadas em um projeto social realizado no centro de São Paulo, na Cracolândia, dando a chance de participar da audição nacional do balé russo, que acontece entre os dias 17 e 19 de outubro. Ela praticou tantas piruetas, que até acabou quebrando o vidro do fogão em um de seus últimos ensaios pela apertada cozinha. A intensidade dos treinos se deve ao fato de que Beatriz estará disputando um vaga no balé russo com outras mil crianças.

De acordo com o Bolshoi, no ano passado, a disputa contou com uma concorrência de 46 candidatos por cada uma das vagas. Conseguir uma bolsa de estudos no Bolshoi é o sonho da menina para sua carreira, além de representar também a saída de sua família da área de extrema pobreza em São Paulo. Bia mora com a mãe e os irmãos há sete anos na Cracolândia, sendo que esta localização foi a única forma de Rosana conseguir arcar com o preço do aluguel, lembrando que a região abriga muitas famílias, trabalhadores e crianças.

Eles viveram por sete anos em uma pensão, mas foram despejados do local em janeiro, já que o dono do espaço acabou firmando uma parceria com a prefeitura e hospedando usuários de um programa social. Com isso, a família alugou um cômodo em um prédio improvisado. Como muitos usuários de drogas vivem no mesmo espaço, elas deixam sempre as portas e janelas fechadas, para evitar a fumaça. Beatriz se envolveu com balé em 2010, época em que Rosana trabalhava como cozinheira e não tinha com quem deixar a filha.

A solução foi matriculá-la nas aulas gratuitas que eram oferecidas pela Cristolândia, um projeto social religioso. A coordenadora do projeto abriu uma exceção para Beatriz, que ainda não tinha idade para ingressar, mas acabaram sendo surpreendidos pelo grande talento da jovem menina.