Publicado em: quinta-feira, 22/09/2011

Brasileira desaparece no Japão

A brasileira Erika Inomata foi arrastada na tarde de ontem, dia 21 de setembro, pelo Rio Hayakawa, na região de Minobe. Ela é uma das cinco pessoas que desapareceram no Japão devido ao Tufão Rocke. Erika tentava atravessar a pé uma ponte sobre o rio. Estava acompanhada de Marcos Kanematsu, também brasileiro, quando fortes ventos arrastaram o casal para a água.

Hoje pela manhã, um helicóptero do Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar Kanematsu, e ainda procura por Erika e as outras pessoas desaparecidas na tragédia. De acordo com as autoridades locais, o tufão, que atingiu a área central do país, já deixou 314 feridos nas 22 províncias atingidas pela chuva e ventos.

O Tufão Rocke também causou o cancelamento de 624 voos, e ainda de serviços ferroviários e atividades de trens de alta velocidade, que liga Tókio a Osaka. Segundo dados oficiais, cerca de 120 mil pessoas estão tendo dificuldades para se locomover no Japão.

Antes do tufão chegar ao país, as autoridades já haviam recomendado que os moradores deixassem suas casas. Os ventos provocados pelo tufão podem chegar a 126 quilômetros por hora. E a passagem deste tufão aconteceu apenas duas semanas depois do país ser atingido pelo Tufão Talas.