terça-feira, abril 23, 2024
HomeEconomiaBrasil tem produção recorde de petróleo em janeiro

Brasil tem produção recorde de petróleo em janeiro

A produção de petróleo atingiu novo recorde em janeiro. Dados divulgados hoje pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostraram que foi produzido um total de 2,231 milhões de barris diários (bbl/d) somente no primeiro mês de 2012. Esse número representa um aumento de 5,1% em relação ao mesmo período de 2011. Se comparado com dezembro de 2011 a alta é de 0,8%. Este já é o segundo mês consecutivo em que a produção ultrapassa 2,2 milhões de barris diários.

A pesquisa mensal feita pela ANP mostrou ainda a produção de 71,1 milhões de metros cúbicos diários de gás natural em janeiro. O volume equivale a uma alta de 7,3% em relação ao mesmo mês no ano passado e de 0,3% se comparado a dezembro. Somando-se a produção de petróleo e gás natural foram 2,678 milhões de barris de óleo por dia (boe/d). Essa é uma expansão de 5,5% em relação a janeiro de 2011 e de 0,66% ante dezembro.

Petrobras é responsável por 91,6% da produção brasileira de petróleo

O resultado, segundo a pesquisa, se deve ao melhor desempenho das atividades de produção no campo de Marlim Sul. Esta jazida teve a maior produção de petróleo e gás natural no período. Também foi neste campo que se observou o maior crescimento na extração de petróleo e gás natural. Foram aproximadamente 53,7 mil barris de petróleo por dia a mais do que em dezembro de 2011.

A ANP destacou ainda o início da produção em dois novos lugares em janeiro: Cupiúba, na bacia de Solimões, e Rio Mariricu Sul, na bacia do Espírito Santo. A empresa que respondeu pela maior produtividade foi a Petrobras com aproximadamente 91,6% da extração de petróleo e gás natural em janeiro de 2012.

Sobre a queima de gás natural, em janeiro foi de aproximadamente 4,5 milhões de metro cúbicos por dia. A redução foi de 25,9% em relação a janeiro de 2011 e de 11,9% se comparado a dezembro. Do total, 85,2% vem dos campos produtores e 14,8% de testes da fase de exploração.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias