Publicado em: segunda-feira, 23/04/2012

Brasil tem chances de ganhar terceira Palma de Ouro

O cinema brasileiro será o grande convidado de honra da 65ª edição do Festival de Cannes, na França. O evento está marcado para os dias 16 a 27 de maio e decisão por este convite especial foi anunciada pelo diretor do festival Thierry Frémaux, que também é o responsável por montar a programação dos filmes do evento.

O Brasil também está dentro da disputa pelo prêmio Palma de Ouro, de melhor filme, para o filme Na Estrada, dirigido por Walter Salles. Em Cannes, Nelson Pereira dos Santos, cineasta com 84 anos, irá receber uma homenagem, devido seu filme A Música Segundo Tom Jobim, do ano passado.

Outros diretores brasileiros, como Cacá Diegues e Ruy Guerra, foram citados pelo diretor do festival. O longa de Walter Salles na disputa de melhor filme tem estréia nacional prevista apenas para junho.

História

Na Estrada é uma adaptação de On the Road, livro do escritor da geração beat Jack Kerouac. A filme conta com atores como Viggo Mortensen, Alice Braga, Kirsten Dunst e Kristen Stewart.

Walter Salles disputa o prêmio com nomes fortes como Alain Resnais, David Cronenberg, Ken Loach, Michael Haneke e Carlos Reygadas, um mexicano. A Palma de Ouro só veio para o Brasil em duas ocasiões. Inicialmente em 1959, com a produção brasileira, francesa e italiana Orfeu Negro, de Marcel Camus e em seguida, por O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, em 1962.