Publicado em: terça-feira, 03/05/2011

Brasil tem 16,2 milhões na extrema pobreza

Um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado na terça-feira (03) aponta para a existência de mais de 16 milhões de pessoas vivendo em condições de extrema pobreza no Brasil.

O Ministério do Desenvolvimento Social adotou como parâmetro para definir tal situação a renda média mensal de R$ 70. As pessoas que recebem abaixo deste valor são consideradas ‘extremamente pobres’.

O levantamento aponta para a presença de 16, 2 milhões de pessoas vivendo em extrema pobreza no Brasil, atualmente. A região que apresenta o maior número de pessoas nestas condições é a nordeste, cerca de 18,1 dos moradores destes estados se encontram extrema pobreza.

Os dados divulgados irão auxiliar o governo nos programas de combate e erradicação da pobreza. A erradicação da pobreza foi uma das principais promessas que Dilma Rousseff assumiu quando se tornou presidenta. O governo pretende lançar nos próximos meses o programa ‘Brasil Sem Miséria’, cuja finalidade é atender aos mais necessitados.