Publicado em: sábado, 05/05/2012

Brasil recebe número recorde de turistas no país em 2011

Embora tenha ficado abaixo da expectativa da Embratur, em 2011 o Brasil recebeu um número recorde de turistas para conhecer os atrativos turísticos do país. Durante todo o ano passado visitou o país um total de 5.433.354 turistas. Esse número mostra uma alta de 5,3% em relação à quantidade de estrangeiros que entraram no país no ano de 2010. No entanto, esse valor está bem distante da meta de dez milhões que o país estima atingir em 2006. Esses dados foram anunciados ontem pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).

De acordo com a Embratur, esse número é um recorde de visitantes para o país, no entanto, o Brasil não consegue ser um dos principais atrativos mundiais. Embora tenha muitos lugares para serem visitados, os dados indicam que ainda precisa de uma maior valorização. A Embratur destaca que do total, 2.628.957 de turistas são de países da América do Sul, o que equivale a um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

Argentina lidera a lista de estrangeiros que visitam o Brasil

O país sul-americano que está no topo da lista é a Argentina. Do país vizinho vieram em torno de 1.593.775 visitantes. Esse número equivale a uma alta de 13,9% de argentinos que entraram ao Brasil. Eles representam ainda 29,3% do total de estrangeiros que visitaram o país em 2011. Em segundo lugar estão os EUA, com 10,9% do total. O Uruguai ficou em terceiro lugar, com 4,8%. Segundo Flávio Dino, o objetivo da Embratur é intensificar a promoção do turismo brasileiro em países vizinhos.

Para justificar essa afirmação, Dino utilizou dados da Organização Mundial de Turismo (OMT) e o exemplo europeu. Segundo ele, 80% dos turistas que visitam países europeus são do mesmo continente. Isso justifica, segundo ele, a promoção regional, que pode ser o caminho para atrair turistas para o país.