Publicado em: quinta-feira, 26/04/2012

Brasil ocupa sexto lugar no ranking de envio de spam

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo instituto Sophos, a Índia é o país que mais repassa spam pelo mundo. O estudo liberou um ranking com as 12 nações que mais enviam mensagens indevidas através da internet e os indianos são os líderes. Já o Brasil ocupa o sexto lugar.

Apesar de não estar em uma posição muito agradável, a notícia é positiva, pois a nossa “produção” diminuiu quase 2% nos últimos três meses. Antes o Brasil estava na quarta colocação, segundo a pesquisa anterior. O novo líder, Índia, detém 9,3% dos spams mundiais, ultrapassando os Estados Unidos, que também reduziu o envio de lixo eletrônico.

O Sophos informou também que os maiores responsáveis por espalhar esses spams são aqueles computadores que estão comprometidos por botnets, mas algumas redes sociais, como o Pinterest, tem sido um alvo crescente. O estudo concluiu ainda que os spams de marketing estão reduzindo, entretanto as mensagens que disseminam malwares e querem roubar senhas e dados pessoais tem sido cada vez mais comuns no território online.

Confira o ranking:

1 – Índia
2 – Estados Unidos
3 – Coreia do Sul
4 – Indonésia
5 – Rússia
6 – Itália
7 – Brasil
8 – Polônia
9 – Paquistão
10 – Vietnã
11 – Taiwan
12 – Peru