Publicado em: quarta-feira, 26/10/2011

Brasil lidera pedidos de remoção de conteúdo do Google

De acordo com um relatório anunciado nesta terça-feira, dia 25 de outubro, pelo Google, entre janeiro e junho deste ano, os brasileiros mandaram 380 solicitações para remoção de conteúdos do Orkut. As autoridades de Alemanha, Estados Unidos e Brasil foram as que mais pediram para a empresa tirar certas publicações em páginas do Google, como Gmail e Youtube.

O Brasil apresentou 224 pedidos para a retirada de conteúdos de vários sites da empresa, especialmente com relação a direitos autorais, privacidade e segurança, difamação e propriedade intelectual. O Google atendeu 67% das solicitações enviadas.

Logo em seguida do Brasil, vem a Alemanha com 125 solicitações. Entre elas 86% foram atendidas. Os Estados Unidos aparece depois com 92 solicitações, sendo que 63% foram atendidas e logo após vem a Coreia do Sul, com taxa de remoção igual a norte-americana e 88 pedidos.

O Google divulgou também estatísticas sobre solicitações dos governos para terem acesso aos dados dos usuários do site. As autoridades norte-americanas aparecem em primeiro lugar com 5.950 pedidos e 93% atendidos. Em seguida aparece a Índia, com 1.739 pedidos, sendo 70% deles atendidos. Em terceiro lugar vem a França, com 1,3 mil solicitações e 48% dos casos atendidos. O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking da América Latina, com 703 pedidos, sendo 87% deles atendidos.