Publicado em: quarta-feira, 05/10/2011

Brasil firma acordo cultural com União Europeia até 2014

Brasil e União Europeia (UE) firmaram, na terça-feira (4), um plano de ação que, durante os próximos quatro anos, irá promover diversidade e patrimônio cultural, além de incentivar o desenvolvimento de uma economia cultural, criativa e sustentável. Ele se fundamenta na declaração que UE e Brasil assinaram em 2009, pelo qual Ministério da Cultura do Brasil e Comissão Europeia se comprometem a trocar experiências e informações nesse quesito.

A comissária europeia de Cultura, Androulla Vassiliou, ao lado da ministra de Cultura do Brasil, Anna Maria Buarque de Hollanda, declarou que, para melhorar a compreensão e potencializar os laços entre os povos dos dois continentes, é necessário reforçar a cooperação e o diálogo em cultura como parte da estratégia.

O acordo foi firmado durante a quinta cúpula euro-brasileira, em Bruxelas, na Bélgica. O objetivo é incentivar eventos de cooperação cultural até 2014. O primeiro desses eventos aconteceu nesta quarta-feira (5), em Bruxelas, onde houve uma mesa-redonda que discutiu a cultura em economias e sociedades contemporâneas. Para a ministra brasileira, esta é a oportunidade ideal para que os líderes reflitam sobre a atual situação em âmbitos culturais, sociais, políticos e econômicos, buscando soluções viáveis para a sustentabilidade no século XXI.

Há outros eventos previstos no plano assinado. Um fórum sobre indústrias criativas e economia cultural para 2012, um seminário sobre diversidade cultural e economia sustentável par 2013 e a conferência de políticas regionais sobre patrimônios culturais e troca de práticas, para 2014, são alguns dos eventos planejados para os próximos anos dentro do acordo.