Publicado em: terça-feira, 25/02/2014

Brasil faz acordo para diminuir spams e roubos de celulares

Brasil faz acordo para diminuir spamsO uso da internet está em pauta nem diversos congressos e feitas tecnológica, e com o intuito de ampliar o acesso a internet no país e aumentar a proteção do usuário, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou na manhã desta terça-feira (25), uma parceria do país com a GSMA – importante associação no setor tecnológico mundial.

A diretora geral da GSMA, Anne Bouverot, afirma que a associação vem desenvolvendo mecanismos para auxiliar na prevenção de spams e demais riscos que os usuários são submetidos todos os dias, além de tornar a rede mais segura às crianças.

Os usuários poderão a partir de agora, denunciar a presença de spams com celular, a prática é utilizada em vários países e também estará disponível no Brasil, basta ligar para *7726. Após o alerta, a equipe analisará a denúncia, e comprovada a veracidade, o conteúdo é removido da rede. Anne, ressalta também, que é uma forma das pessoas evitarem que novos ataques apareçam na internet e torna-la um ambiente mais seguro.

Estudada há alguns anos pelo Governo Federal, o roubo de celulares consistirá em uma espécie de “dark list”, um banco de dados no qual os aparelhos roubados serão inseridos. O processo deve demorar seis meses para ser implantado, mas sem dúvida é um passo imenso sobre furtos.

A medida cairá como uma luva, o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de roubo de celulares, ficando apenas atrás da Índia. Outro problema recorrente é a exploração infantil, haverá uma rede de denúncia, na qual as pessoas poderão informar às autoridades quem tem lucrado com a venda, abuso e outras formas de exploração infantil. Importante na formação do indivíduo, os telefones móveis tem participado ativamente na construção de cada pessoa e grande parte do dia, as pessoas não desgrudam dos aparelhos.