quinta-feira, abril 18, 2024
HomeBrasilBrasil está entre os quatro países com maiores taxas de homicídio de...

Brasil está entre os quatro países com maiores taxas de homicídio de jovens

Um trabalho realizado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz com uma parceria entre a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e o Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos (Cebela), apresenta uma nova edição do Mapa da Violência. Os dados atuais indicam um alerta sobre uma possível epidemia da violência no país, principalmente contra jovens e crianças. A pesquisa engloba os dados de 92 países, sendo que somente El Salvador, Venezuela e Guatemala apresentam taxas de homicídio maiores que a do Brasil. No caso brasileiro a taxa é de 44,2 casos em cada 100 mil jovens com idade entre 15 e 19 anos.

País tem boa econômica, mas está entre os países mais violentos

As análises ressaltam que os três países possuem economias mais fracas que o Brasil, país que ocupa atualmente a sexta posição no ranking mundial. Além disso, esses países citados não possuem sistema de proteção, tal como o Estatuto da Criança e do Adolescente – que completou 22 anos semana passada – e também não dispõe de programas sociais como o Bolsa Família. Isso indica, como disse a presidente Dilma Rousseff na abertura da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que uma grande nação não se mede pelo PIB, mas sim pelo que o Estado faz pelas crianças e adolescentes. Segundo o pesquisador responsável pela pesquisa, Julio Jacobo Waiselfiz, esses dados mostram uma realidade triste para a América Latina, pois eles indicam que vivemos em sociedades violentas. Um dado positivo, segundo ele é na melhora da cobertura médica legal. Hoje os dados da

Organização Mundial da Saúde indicam que temos um índice de 10% somente de casos em que os óbitos não são registrados, sendo que na década de 1990 esse percentual era de 20%.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments