Publicado em: terça-feira, 19/06/2012

Brasil é o país com mais pedidos de remoção no Google

O Google informou que as agências brasileiras foram as que mais pediram para que fossem retirados conteúdos do site de busca no segundo semestre do ano passado, registrando 194 pedidos. Em segundo lugar aparece os Estados Unidos com 187 requisições para a remoção de conteúdos. De acordo com a gigante das buscas, 42% dos pedidos norte-americanos foram atendidos, enquanto no Brasil o número foi de 54%.

A Alemanha também fez solicitações ao Google (103 pedidos), assim como a Índia, que registrou 101 pedidos de remoção de conteúdo do site. No último domingo (17), o Google divulgou em seu blog detalhes sobre as solicitações dos governos. Esta é a quinta vez que a empresa faz a divulgação em uma lista com os pedidos de remoção as agências governamentais.

Requisições

Os serviços do Google se transformaram em registros pessoas de alguns internautas, por isso os pedidos são feitos pelos governos. Entre estes serviços estão o site de vídeos mais utilizado, qual pesquisa foi mais feita, operação de emails e blogs. Em 2011, a companhia tem se concentrado em aumentar sua rede social, chamada Plus, que atualmente possui mais de 170 milhões de pessoas.

A lista divulgada pelo Google apresenta os pedidos legítimos, no entanto a companhia afirma que recebe solicitações dos governos que desejam utilizar a gigante de buscas para impedir certas opiniões políticas e materiais que estão em desacordo com seus regimes. Além disso, o Google afirma que as agências governamentais procuram a empresa para saberem informações sobre pessoas que supostamente infringem as leis.