Publicado em: quinta-feira, 12/07/2012

Brasil e Estados Unidos assinam documentos que podem acabar com exigência de visto

Foi assinada nessa quarta-feira, 11 de julho, uma declaração onde Brasil e Estados Unidos declaram suas intenções para acabar com a necessidade de visto para aquelas pessoas que moram em um desses países e desejam visitar o outro. A assinatura do documento foi feita por Janet Napolitano, que é secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos e por Antonio Patriota, que é ministro das Relações Exteriores do Brasil.

Neste documento assinado ontem, os dois países concordam que seja criado um Grupo de Trabalho sobre Assuntos Relativos a Vistos (GTV). A primeira reunião do grupo deverá ser realizada até novembro deste ano, em Washington, nos Estados Unidos.

Essa ação faz parte de uma série de medidas de cooperação bilateral que foram negociadas entre a presidente brasileira Dilma Rousseff e Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, durante um encontro entre eles que aconteceu em Washington em abril deste ano.

Na ocasião, tanto Dilma quanto Obama se comprometeram em realizar ações que estreitassem a colaboração entre os países para que os requisitos do Programa de Dispensa de Vistos fosse aplicada, fazendo com que brasileiros e americanos possam visitar os Estados Unidos e o Brasil, respectivamente, sem precisar solicitar visto para a entrada no país.

Antes da assinatura do documento, a representante dos Estados Unidos teve uma reunião com Guido Mantega, ministro da Fazenda, para discutir iniciativas que reforçam a cooperação em relação a proteção de direitos de propriedade intelectual e outros assuntos. Depois da sua visita a Brasília, Janet foi para São Paulo, onde deve se reunir ainda nesta quinta-feira, 12 de julho, com integrantes da Câmara Americana de Comércio (Amcham) no Brasil.