sábado, abril 20, 2024
HomeTecnologiaBrasil é alvo do maior ciberataque direcionado do mundo

Brasil é alvo do maior ciberataque direcionado do mundo

Alvo do maior ciberataque direcionado do mundo é o BrasilO Brasil é alvo de um grande ataque direcionado com um novo vírus de computador. Segundo alerta emitido nesta terça-feira (18) pela empresa de segurança digital Trend Micro, o malware classificado como Advanced Persistent Attack, que recebeu o apelido de Houdini, sequestra computadores e rouba dados sigilosos. O alvo principal é a indústria de energia.

A campanha já afeta o Brasil há aproximadamente 20 dias, e já sequestrou 425 computadores. O ataque ao país é o maior do mundo, e foi identificado em uma ação conjunta entre laboratórios locais da empresa e em outros países. Conforme avançar o monitoramento ao ataque, o número de computadores infectados deve crescer.

O ataque, que em grande parte vem da África, também afeta grandemente a Índia, que tem 221 computadores sequestrados. O malware utilizado é o VBS_DUNIHI, que já se alastrou uma vez pela América Latina, em um ataque massivo em dezembro de 2013. Ele é espalhado através de mails com spam.

Europa sofreu grande ciberataque na última semana

Uma das maiores crises de distribuição de serviço já registradas na Europa afetou as redes no domingo, segundo a empresa de segurança CloudFlare, o que gerou um volume de tráfego associado com pico de cerca de 400 Gb por segundo.

Os ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS, de acordo com sua sigla em Inglês) geram sobrecarga com um ataque de dados até que conseguem deixar os servidores inoperantes. Apesar de o volume de dados gerados por este ciberataque, a principal consequência é uma redução na velocidade da internet no Velho Continente, segundo a CloudFlare, que ainda está rastreando um ataque direcionado a uma grande empresa europeia.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias