Publicado em: sexta-feira, 19/10/2012

Brasil e África do Sul são líderes no acesso à internet em celulares, netbook e tablets

Brasil e África do Sul são líderes no acesso à internet em celulares, netbook e tabletsBrasil e África do Sul são os locais onde as pessoas mais acessam a internet utilizando dispositivos móveis. Conforme uma pesquisa elaborada na consultora de tecnologia Accenture, em 2011, 79,5% das pessoas que utilizavam interne na África do Sul e 77% dos internautas brasileiros, utilizaram smartphones, netbook e tablets para se conectar à rede.

A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (18), e foram questionados 17.225 pessoas de 13 diferentes nações. Além de África do Sul e Brasil, internautas da Alemanha, Áustria, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, México, Reino Unido, Rússia e Suíça também responderam as questões. A conclusão foi que 69% dos entrevistados utilizavam a internet em algum dispositivo móvel.

Próximo ao Brasil e da África do Sul, vem Irlanada com 77%, seguida por Suíça e Espanha, ambas com 76%, já o Reino Unido tem apenas 64% dos internautas entrevistados utilizando dispositivos móveis.

Os dispositivos móveis são mais utilizados por homens (73%) do que mulheres (66%), porém há na Áustria, e a Finlândia, essa diferença entre os sexos é ainda superior, atingindo 10% e 20% a mais de homens, respectivamente, nestes países.

Nestas 13 nações analisadas, 61% dos internautas acessam utilizando smartphones, 37% por netbooks e 22% usam tablets, sendo que existe a a possibilidade de que vários dispositivos móveis sejam utilizados.

A pesquisa demonstra que 45% das pessoas maiores de 50 anos utilizam a internet por dispositivos móveis e garante que 58% dos usuários em qualquer idade que seja, utiliza o acesso para fins pessoais, contra 20% que utilizam por necessida empresarial.

Sobre o download de aplicativos, a pesquisa da Accenture diz que são os homens que mais baixam, atigindo 74% contra 68% de mulheres, e os arquivos são mais baixados no México e na África do Sul.