Publicado em: sexta-feira, 25/11/2011

Brasil deve chegar a 520 mil casos novos de câncer em 2012

Nesta quinta-feira, dia 24 de novembro, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgou uma estimativa em que aponta que, em 2012, o Brasil deverá atingir quase 520 mil casos de câncer. O instituto realiza esta pesquisa desde 1995 e divulga os resultados anualmente.

Entre as mulheres, o câncer de mama permanece como a principal ameaça, exceto na região Norte. Nesta região, os maiores casos serão de câncer de colo do útero. Em 2012, o Inca estima que 52.680 novos casos de câncer de mama apareceram no país. Mesmo com tratamento adequado para esta doença, a taxa de mortalidade ainda é bastante alta.

Os homens, por sua vez, têm como maior ameaça o câncer na próstata. O Instituto estima que seja 62 casos para cada 100 mil homens. Totalizando, assim, 60.180 novos casos no próximo ano em todo o país. Este número pode ser explicado por meio do controle que é feito através do teste Antígeno Prostático Específico (PSA).

O Instituto acredita que o aumento de pessoas que possuem a doença seja reflexo de uma melhora nos diagnósticos e nas notificações. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em todo mundo em 2030, a população terá 27 milhões de ocorrências de câncer e poderá ver a morte de 17 milhões devido a esta doença. O número de pessoas que convivam com câncer é ainda mais assustador, chegando a 75 milhões de pessoas.