Publicado em: sábado, 20/08/2011

Brasil contrata 75% da energia elétrica para a próxima década

Nesta sexta-feira (19) a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou que já contratou 75% da energia elétrica necessária para os próximos dez anos no Brasil. Ainda de acordo com a EPE, neste período o país vai necessitar de 61.560 megawatts (MW), levando em conta um crescimento no Produto Interno Bruto (PIB) do país de cerca de 5% ao ano. A empresa ainda falou que mesmo parecendo uma tarefa impossível porque será preciso aumentar quase 50% do que já foi feito até hoje, disse que hoje a contratação esta facilitada porque o país possui uma demanda para consumir toda a oferta de energia.

A EPE ainda disse que a proposta de acrescentar mais uma linha de reforço de energia para a interligação entre o Sudeste e o Sul está praticamente pronta e deve ser enviada para o Ministério de Minas e Energias ainda no próximo semestre, a empresa afirmou que o projeto poderá ir a leilão em 2011.

O objetivo desta nova linha é dar mais segurança para a região Sul e Sudeste do Brasil, onde atualmente os níveis dos reservatórios de energia têm uma oscilação muito grande em comparação às demais regiões do país. E que mesmo dando conta da distribuição de energia o governo quer melhorar a distribuição.

A empresa afirmou que no último leilão que foi realizado o Sul teve um importante reforço de energia, com projetos de energia eólica, o estado do Rio Grande do Sul foi um dos que mais contratou esse tipo de energia, que é mais sustentável.