quarta-feira, abril 24, 2024
HomeEducaçãoBrasil conquista medalha em olimpíada internacional de física

Brasil conquista medalha em olimpíada internacional de física

Pela primeira vez na Olimpíada Internacional de Física (IphC, na sigla em inglês), um estudante brasileiro conseguiu conquistar a medalha de ouro. O aluno é Gustavo Haddad, de 16 anos, que está no terceiro ano do ensino médio, no Colégio Objetivo. Outro brasileiro, Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho, do segundo ano, levou o bronze.

O evento foi realizado em Bangkok, na Tailândia, entre os dias 10 e 18 de julho, reunindo cerca de 90 participantes que vieram de 83 países diferentes. O evento é o maior desafiador entre as demais olimpíadas científicas e de físicas existentes o mundo.

Para conquistar o pódio, os estudantes participaram de três provas teóricas e das experimentais, cada uma com cinco horas de duração. O exame teórico era composto por três problemas dissertativos: um sobre eletricidade e os outros envolvendo conteúdos variados. As questões abrangeram tópicos da matéria que são estudados no ensino médio e no ensino superior.

O exame experimental foi elaborado em duas fases, uma envolvia uma caixa preta de eletricidade, aonde o candidatos deveria descobrir qual o tipo de circuito dentro da caixa a partir de experimentos e medidas, em seguida, ele deveria usar o circuito como medidos digital e determinar a sua precisão. A segunda etapa envolveu conceitos de física mecânica e terminação do centro de massa de um sistema de corpos.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias