Publicado em: segunda-feira, 25/07/2011

Brasil conquista medalha em olimpíada internacional de física

Pela primeira vez na Olimpíada Internacional de Física (IphC, na sigla em inglês), um estudante brasileiro conseguiu conquistar a medalha de ouro. O aluno é Gustavo Haddad, de 16 anos, que está no terceiro ano do ensino médio, no Colégio Objetivo. Outro brasileiro, Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho, do segundo ano, levou o bronze.

O evento foi realizado em Bangkok, na Tailândia, entre os dias 10 e 18 de julho, reunindo cerca de 90 participantes que vieram de 83 países diferentes. O evento é o maior desafiador entre as demais olimpíadas científicas e de físicas existentes o mundo.

Para conquistar o pódio, os estudantes participaram de três provas teóricas e das experimentais, cada uma com cinco horas de duração. O exame teórico era composto por três problemas dissertativos: um sobre eletricidade e os outros envolvendo conteúdos variados. As questões abrangeram tópicos da matéria que são estudados no ensino médio e no ensino superior.

O exame experimental foi elaborado em duas fases, uma envolvia uma caixa preta de eletricidade, aonde o candidatos deveria descobrir qual o tipo de circuito dentro da caixa a partir de experimentos e medidas, em seguida, ele deveria usar o circuito como medidos digital e determinar a sua precisão. A segunda etapa envolveu conceitos de física mecânica e terminação do centro de massa de um sistema de corpos.