Publicado em: quarta-feira, 08/08/2012

Brasil cai para 13° no ranking da Fifa

Brasil cai para 13° no ranking da FifaMesmo sem ter disputado partidas oficiais em julho, a seleção brasileira de futebol masculino conseguiu perder dois lugares na classificação de seleções da Federação Internacional de Futebol, a Fifa.

Depois de ficar de fora das dez melhores seleções de todo o mundo no último ranking divulgado, o Brasil conseguiu piorar a sua situação e ficar com a décima terceira colocação na classificação, atingindo sua pior colocação em toda a história. Times como o da Croácia, Dinamarca, Rússia e Grécia conseguiram ficar na frente do Brasil no ranking da Fifa. Esses times disputaram a Eurocopa em julho e estão melhores classificadas do que a seleção comandada pelo técnico Mano Menezes.

A Espanha, que foi a bicampeã da Copa da Europa, continua com tranquilidade na primeira posição do ranking, com 1.605 pontos. A segunda colocada é a Alemanha, com 1.474 pontos, seguida da Inglaterra, que te 1.294 pontos. O Uruguai aparece em quarto, com 1.236 pontos e a seleção de Portugal em quinto, com 1.213 ponto.

Confira quais são as vinte primeiras seleções que aparecem no ranking das melhores da Fifa por ordem de classificação: Espanha, Alemanha, Inglaterra, Uruguai, Portugal, Itália, Argentina, Holanda, Croácia, Dinamarca, Rússia, Grécia, Brasil, França, Chile, Costa do Marfim, Suécia, México, República Tcheca e Equador.

É importante lembrar que os Jogos Olímpicos de Londres não contam pontos para esse ranking. Isso quer dizer que por mais que o Brasil faça uma boa campanha nas Olimpíadas 2012, não conseguirá com isso melhorar a sua classificação no ranking de seleções da Fifa. Isso acontece porque o torneio só pode ser disputado por jogadores que tem até 23 anos de idade.

Dessa forma, o próximo jogo da seleção que contará pontos para a classificação feita pela Fifa só irá acontecer no próximo dia 15 de agosto, quando o Brasil fará uma partida amistosa contra a Suécia, em Solna. Na ocasião, será celebrada a despedida do estádio Rasunda, que foi o palco do primeiro título mundial conquistado pela seleção brasileira no ano de 1958.