sexta-feira, abril 19, 2024
HomeBrasilBrasil alcança número de 1 milhão de empresas neste ano

Brasil alcança número de 1 milhão de empresas neste ano

Brasil alcança número de 1 milhão de empresas neste anoNa última segunda-feira, 30 de julho, o Brasil atingiu a marca histórica de 1 milhão de empresas abertas em 2012. A marca foi alcançada com mais de um mês de diferença do ano passado, quando o número foi atingido no dia 1° de setembro. Em 30 de julho do ano passado, por exemplo, o país ainda registrava 915.802 novos negócios no ano e em 2010, o número de empresas abertas até o dia 30 de julho ainda era de 699.045.

A empresa de número 1 milhão a ser criada neste ano em território brasileiro é de Olinda, em Pernambuco. A GMV Serviços de Manutenção Limitada – ME, que fica no bairro de Águas compridas, foi responsável por fazer o país atingir esse número.

Esses dados foram fornecidos pelo estudo Perfil das Empresas e Entidades Públicas e Privadas Brasileiras, uma ferramenta que é disponibilizada por meio da internet através do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o IBPT.

Gilberto Luiz do Amaral, que é o coordenador de estudos do Instituto, disse por meio de uma nota divulgada para a imprensa que este resultado pode ser avaliado como ‘um copo meio cheio e meio vazio’. Isso porque levando em consideração todos os empreendimentos que foram criados em 2012, incluindo os micro empreendedores individuais, o Brasil registrou um crescimento de 34% nos novos negócios, o que mostra que os empreendedores individuais estão procurando se formalizar principalmente para obter os direitos previdenciários.

Porém, o aumento na criação de empresas deste tipo não representa uma maior geração de empregos. Ainda ao considerar os empreendimentos de outros gêneros, é possível ver que houve uma diminuição de 19% nos novos negócios a serem abertos no país.

Os dados do IBPT ainda mostram quais foram as regiões brasileiras que tiveram um maior crescimento em relação ao número de empresas. Em primeiro lugar vem a região centro-Oeste, com 8,2%, seguida das regiões norte, 5,9% e sul, com 5,7%.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias