Publicado em: segunda-feira, 28/05/2012

Bradesco pode estar negociando compra do Santander

Uma reportagem deste domingo no jornal O Globo informou que pode estar sendo finalizado o maior negócio dos últimos tempos no país. Trata-se da fusão entre o Santander e o Bradesco. A reportagem mostrou que o Bradesco deverá comprar as operações do Santander, no Brasil. Se essa compra se confirmar o banco comandado por Luiz Carlos Trabuco, será a maior instituição financeira do Brasil, ficando à frente do Itaú Unibanco e do Banco do Brasil.

Santander enfrente problemas como outros bancos espanhóis

O Santander está com os mesmos problemas de outros bancos espanhóis, principalmente com relação à matriz e a busca recursos para se capitalizar. Recentemente o Bankia foi estatizado pelo governo espanhol. O governo do premiê Mariano Rajoy, mediante a crise, quer forçar os próprios bancos a ampliarem seus limites de capitalização. Isso se deve principalmente ao problema da inadimplência que cresceu no setor imobiliário. Conforme foi divulgado na imprensa espanhola, o Santander e o BBVA, considerados os maiores bancos do país, estão imunes à crise, no entanto estão se desfazendo de suas operações em alguns países.

Banco já se desfez de outras operações

Segundo informações divulgadas pela reportagem do jornal O Globo, o banco já se desfez de outras operações em outros países, como é o caso do Chile e da Colômbia. No entanto, vender as operações no Brasil passou a ser considerado um “imperativo” devido ao agravamento da crise bancária na Espanha. Isso ocorre porque a crise exige que os próprios bancos criem novos aportes de capital para resolver os problemas gerados pela inadimplência que aumentou nos últimos meses em função da crise econômica. Embora o jornal tenha publicado todas essas informações nenhum representante dos dois bancos quiseram se manifestar sobre o assunto. No Bradesco ninguém quis se manifestar e no Santander nenhum representante foi encontrado para falar sobre o assunto.