sexta-feira, abril 19, 2024
HomeEconomiaBovespa deve continuar instável neste ano

Bovespa deve continuar instável neste ano

Mesmo com um primeiro mês apresentando uma recuperação animadoras, os investidores devem continuar a investir na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) com maior cautela. O mercado acionário no começo de 2012 conseguiu recursar as perdas do último ano, porém, 2012 deve permanecer como um ano instável.

“Vamos continuar com um sobe e desce, mas acho que, a partir do 4º trimestre, começamos a enxergar um cenário que não é possível ver hoje”, comentou o professor do Ibmec – MG, Juliano Pinheiro.

De acordo com o professor, o mercado acionário do Brasil tem conseguido um bom desempenho com os dados da policia economiza brasileira e também com o aumento da classificação de risco da dívida publicada em 2011.

“O Brasil conseguiu não apenas manter a confiança dos investidores como elevou sua classificação de risco em meio à crise”, disse Pinheiro. “O custo das emissões externas vem caindo a cada ano e estamos em patamares muito próximos a países desenvolvidos com segurança em relação a nossa moeda”, explicou.

Já no mercado internacional, a expetativa é que 2012 continue com um baixo crescimento, especialmente na zona do euro, que tem passado por um momento de crise e a falta de propostas que busquem uma solução duradoura.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias