Publicado em: quinta-feira, 01/03/2012

Boticário ultrapassa McDonald’s e é a maior rede de franquias no Brasil

A rede brasileira O Boticário é considerada a maior rede de franquias no Brasil, superando pela primeira vez a liderança do McDonald’s. O diretor executivo da Associação Brasileira de Franquias (ABF), Ricardo Camargo, disse que a mudança indica aumento de poder de compra das mulheres, em função da sua presença no mercado de trabalho se comparado a outros países. Segundo Camargo, o Brasil já possui o título de terceiro maior mercado de cosméticos do mundo e está atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos.

A ABF divulgou hoje (1) um ranking nacional com as maiores empresas que operam sob o sistema de franquia no país. Os dados mostravam apenas a posição na lista, mas não indicava a quantidade de vendas. Ao participar de uma rede, os franqueados pagam royalties aos detentores da marca. Esse sistema existe tanto em atividades de vestuário quanto para postos de gasolina ou supermercados. No ano passado, o setor de franquias aumentou em 16,9%, acima dos 15% que foram previstos inicialmente, apresentando vendas totais de R$ 89 bilhões.

McDonald’s ocupava a primeira posição do ranking

O McDonald’s, que chegou ao Brasil nos anos 90 foi, durante muito tempo, a maior rede de franquias em atividade no país. Ele ainda ocupa o segundo lugar, estando atrás apenas da empresa O Boticário. Em terceiro lugar está a rede de supermercados populares Dia%, do grupo Carrefour e, em quarto, ficou a revenda Colchões Ortobom. A rede brasileira de fast-food Habib’s está em quinto lugar no ranking divulgado.

Além da maior presença da mulher no mercado, outro fator também ajudou a empresa de perfumaria. O McDonald’s enfrentou problemas com seus franqueados brasileiros, que processaram a multinacional em 2011. Depois destes problemas a matriz americana optou em não fazer mais gestão direta e vendeu todas as lojas da América Latina para um master franqueado, a Arcos Dourados.