Publicado em: quarta-feira, 26/03/2014

Botafogo demonstra interesse em Emerson

Botafogo demonstra interesse em EmersonA novela em torno da negociação de Emerson Sheik pode estar próxima de chegar ao fim. O veterano atacante interessa ao Botafogo, que deve enviar em breve uma proposta de empréstimo ao Corinthians. O problema seria apenas bancar os salários de Emerson, que ganha mais de R$500 mil mensais no Corinthians. Contudo, o Timão provavelmente estará disposto a arcar com 50% dos salários do jogador, em uma negociação por empréstimo semelhante à realizada com o São Paulo, na troca de Alexandre Pato por Jadson.

Negociações

O Corinthians já tentou uma troca semelhante com o Atlético-MG, mas a negociação acabou esfriando. No caso, Emerson iria para o Galo com cada clube arcando com 50% de seu salário. Em troca, o jovem André seria cedido ao Timão.

No caso de Alexandre Pato, a situação foi parecida: o atacante foi para o São Paulo, que está pagando metade de seus salários, e deu o meia Jadson em troca para o Timão. A intenção do Corinthians na possível negociação com o Botafogo seria também conseguir algum jogador em troca, mas é possível que os dirigentes aceitem a proposta mesmo sem receber nenhum atleta.

Sem espaço

Embora a cessão de um atleta, sem contrapartida, seja desvantajosa para o Corinthians, é muito possível que a diretoria acabe aceitando. Para o Corinthians, não vale a pena manter em seu elenco um jogador tão dispendioso, que dificilmente entrará novamente em campo. Mano Menezes já deixou claro que não pretende utilizar Emerson, o que ficou ainda mais evidente na última rodada do Campeonato Paulista: mesmo em uma partida que não tinha qualquer valor para o Corinthians, Mano não deixou Emerson sequer no banco de reservas.

Propostas

Reinaldo Pitta, empresário de Emerson, afirmou não ter sido procurado até o momento pelo Botafogo. Contudo, Pitta declarou que pelo menos seis equipes, tanto do Brasil quanto do exterior, já demonstraram interesse no atleta. Curiosamente, nenhuma destas negociações parece ter avançado.

O Corinthians volta a campo somente daqui a um mês, quando estreará no Brasileirão contra o Atlético-MG. Até lá, o presidente Mário Gobbi pretende contratar pelo menos quatro reforços. A transferência de Emerson para o Botafogo permitiria à equipe economizar R$260 mil mensais, mais do que o suficiente para o pagamento de salários de pelo menos dois atletas de menor renome.

Contrato

Atualmente com 35 anos, Emerson Sheik tem contrato com o Timão até julho de 2015. Ou seja, a partir de dezembro, o atacante já poderia assinar um pré-contrato com outra equipe, deixando o Timão sem qualquer ressarcimento financeiro para o clube. Contudo, isso não parece ser problema para o Corinthians, que já deu indícios de que sua prioridade é simplesmente negociar Emerson com outra equipe, mesmo arcando com possíveis prejuízos financeiros.

O Corinthians tenta negociar Emerson desde o início da temporada, quando a diretoria adotou uma nova filosofia, priorizando atletas mais jovens e com pouco renome. Desde então, quase todos os “medalhões” do Timão já foram negociados com outros clubes, por empréstimo ou em definitivo.