sexta-feira, abril 19, 2024
HomeEsportesBom Senso FC apresenta proposta de novo calendário para o futebol brasileiro

Bom Senso FC apresenta proposta de novo calendário para o futebol brasileiro

Bom Senso FC apresenta proposta de novo calendário para o futebol brasileiroApós alguns meses longe dos holofotes, o movimento Bom Senso FC reapareceu nesta semana. O grupo, que passou os últimos tempos planejando um novo calendário para o futebol brasileiro, agora quer levar a proposta para discussão com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Desde que foi criado, o Bom Senso FC cresceu de maneira considerável, e hoje conta com mais de mil atletas de todas as divisões brasileiras.

Nesta segunda-feira, 10 de março, o movimento apresentou suas principais propostas, que permitiriam a realização dos campeonatos e, ao mesmo tempo, dariam aos atletas o direito de férias de trinta dias por ano, além de outros trinta para a realização da pré-temporada. Com o objetivo de manter clubes menores em atividade, o Bom Senso FC pretende também criar a Série E do Campeonato Brasileiro.

Estaduais

Atualmente, os campeonatos estaduais têm início em janeiro e, em alguns casos, podem durar até quatro meses (como em São Paulo e no Rio de Janeiro). Com o novo modelo de competição, os estaduais aconteceriam no meio do ano, em junho ou julho, e teriam um formato de Copa do Mundo: as equipes, em uma primeira fase, se dividiriam em grupos. Os dois melhores classificados iriam para as oitavas de final.

Neste formato, os campeonatos estaduais teriam, no máximo, oito partidas (considerando as equipes que chegassem à final). O Paulistão de 2014, que já teve redução de rodadas em relação ao ano anterior, terá 15 jogos por clube apenas em sua primeira fase.

Calendário

A opção por colocar os estaduais no meio do ano é justificada: neste período, são realizadas as principais competições esportivas do planeta, que geralmente desfalcam equipes de maior porte. É o caso de Copa das Confederações, Copa América, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Ou seja, durante estas competições, o calendário brasileiro realizaria os campeonatos estaduais, paralisando temporariamente o Brasileirão.

Campeonato Brasileiro

No caso do Campeonato Brasileiro, a competição teria início em fevereiro e término em dezembro. Com este calendário mais alargado, seria possível paralisar a competição para a realização dos estaduais e, também, evitar jogos durante as chamadas “datas FIFA”, quando são realizados amistosos de seleções que, muitas vezes, desfalcam clubes brasileiros.

Série E

O Bom Senso FC também apresentou uma proposta para a criação da Série E, que também duraria o ano inteiro. Esta quinta divisão teria como objetivo principal manter em atividade as equipes que têm no calendário apenas a disputa dos campeonatos estaduais. É muito comum que, após o término destas competições, estes clubes fechem as portas, retornando apenas na temporada seguinte. Com a quinta divisão, que contaria com 430 equipes, seria possível manter o emprego dos jogadores.

A intenção do Bom Senso FC, agora, é levar a proposta para a CBF, com o objetivo de promover as alterações já para a temporada de 2015. No final do ano passado, o movimento já havia conquistado junto à CBF o direito a uma pré-temporada mais longa, mas não foram feitas alterações relevantes no calendário das competições.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias