Publicado em: quarta-feira, 17/08/2011

Bolsa volta a cair e encerra com queda de 0,60%

Nesta terça-feira (16) a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) sentiu as tensões do cenário externo após a divulgação dos dados da economia na Europa e encerrou o dia com queda de 0,60%, aos 54.323,61 pontos. O Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) quebrou a sequencia de altas que iniciou na semana passada.

No mesmo dia, o dólar comercial fechou a leve alta de 0,06%, cotado a R$ 1,591. Apesar de acumular a aula de 2,57% em agosto, no acumulado anual, a moeda norte-americana acumula a baixa de 4,51%.

Nas bolsas internacionais, a sequencia de altas seguidas também foi quebrada. Na Europa, os índices refletiram os dados fracos da economia alemã. O dia não registrou maiores desvalorizações porque a agencia de risco Fitch reafirmou posição de AAA para os Estados Unidos.

Em Paris, o presidente da Franca e a Chanceler da Alemanha, buscaram um acordo que de maior coordenação na economia da zona do euro. Os líderes proporam medidas fiscais e novas politicas monetárias para o bloco. A economia alemã teve avanço de apenas 0,1% no segundo semestre deste ano. A previsão dos economista para o período era de crescimento entre 0,4% e 0,5%.