Publicado em: segunda-feira, 13/02/2012

Bolsa Universidade: prefeitura de Manaus divulga lista de contemplados

A lista da primeira chamada dos contemplados no Processo Seletivo 2012, do Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus já foi divulgada. Quem anunciou a formulação desta primeira lista foi o presidente da Fundação Municipal de Inclusão Socioeducacional, (FMDS), professor Rony Siqueira.

O acordo de 2012 bateu recordes do número de vagas oferecidas: foram mais de 23 mil ofertas. Os recordes também estavam relacionados ao número de candidatos inscritos pela internet, 61.451, o número dos candidatos que entregaram os documentos, 35.782 e as inscrições processadas de Pessoas com Deficiência – PcD, quase 310.

A inscrição para o Programa Bolsa Universidade aconteceu em duas fases: a primeira, entre os dias 10 a 24 de janeiro, com o preenchimento de formulários eletrônicos, pela internet. A segunda fase iniciou no dia 25 de janeiro e se estendeu até a semana passada, no dia 07 de fevereiro. Nesta etapa aconteceu o recebimento dos documentos dos candidatos inscritos na primeira etapa.

Como surgiu o PBU

O Programa Bolsa Universidade da Prefeitura Municipal de Manaus é programa socioeducacional, que tem o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (75% e 50%) do valor das mensalidades de cursos de graduação e sequenciais. O programa é destinado a jovens de baixa renda, comprovadamente sem condições de financias seus estudos, em instituições particulares de ensino superior.

O programa foi criado em 2009 e se difere de muitos programas de incentivo ao ensino superior, por ser um dos poucos em que o estudante não precisa devolver a quantia investida em seu aprendizado, e somente participar de projetos educacionais, sociais, culturais e outros desenvolvidos pela Prefeitura de Manaus.

Atualmente, são treze instituições particulares de ensino superior que participam do Programa de Bolsa Universitária, disponibilizando benefícios para cursos em todas as áreas: Humanas, Exatas e Saúde. As vagas estão sendo ofertadas nas faculdades Dom Bosco, Esbam, Fametro, Uninorte, Fucapi, IAES, La Salle, Literatus, Martha Falcão, Materdei, Nilton Lins, Ciesa e Boas Novas.